Os riscos da operação industrial sem licença ambiental

Licença ambiental é o documento que representa o ato administrativo expedido pelo órgão competente, permitindo o exercício de determinada atividade. É a licença ambiental que autoriza a operação industrial de atividade potencialmente poluidora do meio ambiente, de modo que devem os interessados submeter seu empreendimento, antes da operação, à aprovação do órgão ambiental competente.

Apesar disso, infelizmente ainda verifica-se que muitos empreendedores decidem seguir suas atividades sem a devida licença ambiental. Ainda mais corriqueiro são os casos de início da atividade industrial sem que tenha sido finalizado o processo de licenciamento ambiental, ou de perda de prazo para renovação da licença que estava vigente.

Todas estas situações, no entanto, expõem o empreendedor aos riscos de uma autuação administrativa (aplicação de multa, embargo de atividade, etc.), responsabilização criminal (neste caso inclusive para as pessoas físicas gestoras da empresa) e civil.

Sob o aspecto civil, em recente decisão judicial o Tribunal de Justiça de Santa Catarina inclusive condenou uma empresa catarinense ao pagamento de dano moral no valor de R$ 25.000,00, exclusivamente por estar exercendo suas atividades sem a devida licença ambiental. Quanto a reparação civil, sequer argumentos quanto à morosidade do órgão ambiental são suficientes para afastar a obrigação do empreendedor, especialmente porque os órgãos ambientais possuem prazos legais para análise dos processos de licenciamento ambiental, os quais, se não observados, autorizam o empreendedor a adotar medidas para cumprimento.

Assim, é importante que os empreendedores tenham conhecimento dos riscos a que estão sujeitos, devendo diligenciar suas ações no sentido de precaver-se das sanções legais que possam surgir quando decide operar sua empresa sem a devida licença ambiental.

coloque seu e-mail para receber nossa newsletter

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on email
Envie para um amigo

Deixe um comentário: